quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mitologias e as Tartarugas Ninja


Eu sempre desenhei, mas por muitos anos eu abandonei o lápis e o papel pela grande dificuldade de se fazer quadrinhos no Brasil. Não conseguia enxergar propósito no que eu fazia. De que adianta criar enredos e personagens se nunca vou poder expô-los a um público. De que adianta tanto trabalho se as editoras só publicam o que será lucro certo, se nenhuma editora investe em roteiristas e desenhistas desconhecidos.
A internet me deu a possibilidade de tirar o trabalho do armário de forma independente. Isso muda tudo. Hoje, qualquer um que quiser contar suas histórias pode fazê-lo. Tenho certeza de que muitos leitores adorariam contar suas narrativas e mostrar sua arte.
Portanto, não tenham medo e vejam o exemplo de uns caras que me inspiraram profundamente: Kevin Eastman e Peter Laird, autores de As Tartarugas Mutantes Adolescentes Ninjas.
Os sujeitos, contra todas as probabilidades, levaram a cabo um dos projetos independentes mais bem sucedidos do mundo dos quadrinhos. Eles lançaram As Tartarugas Ninjas em 1984, com uma tiragem pequena de 3.000 exemplares. Mesmo essa tiragem tendo se esgotado rapidamente nenhuma editora queria saber dos caras e do seu grupo répteis ninjas. Foi o tio de Kevim Eastman que emprestou o dinheiro para que os jovens lançassem sua HQ de forma independente.
Hoje, as Tartarugas Ninja, como todos sabem, já transcenderam as páginas dos quadrinhos há muito tempo. Ganhando duas séries animadas para TV, quatro longas metragens live action para o cinema e um longa de animação 3D. Imagino que aquelas editoras que riram na cara de Eastman e Laird, hoje se arrependem de não terem acreditado nos jovens e em suas ideias insólitas.
Não estou sendo presunçoso e dizendo que meu trabalho vai até onde o deles foi, mas que isso é uma possibilidade. A única certeza é: se o meu trabalho estivesse dentro da gaveta eu jamais saberia onde ele poderia chegar.
Em resumo, o que estou tentando dizer é: Kevin Eastman e Peter Laird, e suas Tartarugas Mutantes Adolescentes Ninjas, são uma grande inspiração, e um exemplo de que tudo é possível com determinação e coragem. Se eles foram capazes contra todas as probabilidades, eu e você que tem um monte de histórias pra contar, também podemos chegar longe.
Um grande abraço a todos
Luiz Augusto de Souza

2 comentários:

  1. Muito bom!! Também tenho enredos guardados! Vou seguir seu conselho e começar a mostrar minha capacidade e ver no que vai dar, se der certo ou errado, só a experiência vai dizer! ;)

    Muito bom, está de parabéns!

    um abraço,

    Rodrigo.

    ResponderExcluir