sábado, 23 de julho de 2011

Mazzaropi, o George Lucas brasileiro

Esse título pode parecer irônico, mas não é essa a intenção. A comparação entre essas duas figuras representativas do cinema é bem coerente. George Lucas é o produtor independente mais bem sucedido do cinema americano, e por que não mundial. Sua trajetória é bem inspiradora. Ele começou como um produtor de médio porte, produziu, roterizou, dirigiu e criou um estúdio de efeitos especiais (hoje um dos mais respeitados do mundo: Light & Magic) para levar a cabo a franquia independente mais bem sucedida da história: Star Wars.
Mazzaropi, fez dois filmes pelo Estúdio Vera Cruz de cinema. Apesar do sucesso popular dos filmes do Jeca, o estúdio Vera Cruz que já não ia bem das finanças, acabou falindo. Diante dessa situação adversa, Mazzaropi não se abateu. Apaixonado pelo personagem do Jeca, roterizou, produziu, dirigiu e estrelou o primeiro filme independente de sua longa e bem sucedida carreira, que ainda se estenderia por mais 30 produções.
Ao contrário de George Lucas, Mazzaropi não estendeu sua franquia para além da tela grande. Lucas, produziu brinquedos e itens colecionáveis limitados para enlouquecer os fãs. Expandiu sua obra para diversas mídias: Games, HQ's, Roupas e até discos com a trilha sonora da produção. Ficou rico o suficiente para produzir filmes cada vez melhores. Mazzaropi, produziu um filme por ano até morrer, com o lucro de uma produção bancava a do ano seguinte, e sempre foi bem sucedido. Comprou uma fazenda no interior de São Paulo, na qual construiu um estúdio próprio, com equipamentos importados modernos.
Assim, temos dois produtores cinematográficos independentes, que cuidaram de seus projetos do roteiro a distribuição, que cunharam franquias de sucesso entre as camadas mais populares da sociedade. Que utilizaram o lucro não apenas para enriquecimento pessoal, mas investiram no aprimoramento do seu trabalho. Porque dois homens com histórias tão parecidas tem destinos tão diferentes?
Por causa do país onde nasceram, na minha opinião. Nos EUA, o apelo para o consumo de produtos relacionados a franquia de George Lucas o rendeu mais lucro que o prórpio filme. Já no Brasil a situação economica impossibilitava o consumo aos fãs de Mazzaropi e a exploração de muito produtos relacionados ao personagem. Além disso, no Brasil, o Jeca e suas histórias eram vilipendiados por uma elite pseudo-intelectual. O que não aconteceu com seu correspondente americano.
Que lição tiramos disso, que vivemos num país que ainda hoje não dá muita margem para o sucesso de produções independentes. As Action Figures de Star Wars nos EUA, custam muito mais barato lá do que aqui. Isso também mostra uma característica extremamente tosca do capitalismo que se desenvolveu no Brasil. Enquanto lá se vende produtos baratos e se ganha na quantidade aqui se vende extremamente caro pra atender um público restrito.
Mas, ainda assim nós estamos aí tentando. Se o Mazzaropi, com tudo contra conseguiu levar a cabo o seu projeto e provavelmente morreu realizado. Porque que nós, Webquadrinistas, que temos muito mais vantagens dadas pela modernidade, vamos esmorecer.

Abaixo, Veja um ótimo programa da Globo News sobre o Mazzaropi.
Um Grade Abraço a Todos

Luiz Augusto de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário